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O que é Trade Marketing?

Vender é  oxigênio que mantém vivo qualquer negócio. E promover as vendas são o objetivo central do Trade Marketing, que nada mais é que a exposição estratégica de produtos nos canais de venda, principalmente nos centros de distribuição (como empresas de varejo).

Parece simples, mas o caminho para a execução de um bom plano de Trade Marketing é longo. Envolve a escolha dos promotores certos, dos melhores pontos de venda, identificação do público, posicionamento do produto e, é claro, os recursos disponíveis para investir no processo.

O Trade Marketing toma por base pesquisas que apontam que grande parte do processo de compra é definido pelo consumidor no ponto de venda, de acordo com o local onde o produto está exposto, atratividade do rótulo e ações de promotores.

O que é trade marketing?

O primeiro ponto a considerar na hora de planejar um Trade Marketing é não considerar a estratégia como despesa, mas como um investimento. Um plano bem executado certamente aumentará as vendas e pode até gerar um novo posicionamento para o produto no mercado.

O sucesso do plano, é claro, também depende do valor que a empresa está disposta a investir nele. Como falaremos mais abaixo, com as ferramentas disponíveis atualmente é possível promover uma estratégia satisfatória de Trade Marketing aplicando um valor menor do que o necessário para obter os mesmos resultados há poucos anos.

Definido o budget, é hora de partir para a ação, identificando os melhores pontos de venda, a equipe de promotores e o escopo do plano (promover um produto em específico, atingir determinado público, etc).

O relacionamento com os pontos de venda é salutar dentro dessa estratégia. Estabelecer conexões positivas com os varejistas é ter um lugar garantido para a divulgação da mercadoria da empresa.

Por conta disso, é preciso ter em mente que o Trade Marketing pode ter todo o apoio tecnológico disponível, mas que ainda é um processo conduzido de pessoas para pessoas. A relação é literalmente de parceria, ou seja, tanto os produtores quanto os distribuidores precisam sair ganhando.

Os benefícios do Trade Marketing

As estratégias para atingir bons resultados com o Trade Marketing são bastante variáveis de acordo com o tamanho da marca e seus objetivos específicos.

De modo resumido, podemos elencar cinco benefícios imediatos de adotar um plano de Trade Marketing:

1.       Promover o produto de forma direcionada e com mais eficiência;

2.       Garantir a presença de sua marca nas melhores lojas;

3.       Manter seu produto por mais tempo nos pontos de venda, aumentando seu giro e promovendo uma “demarcação de território”;

4.       Gerar um processo de identificação da marca com o cliente;

5.       Vender mais.

Soluções que auxiliam

Diante da concorrência cada vez maior e de orçamentos enxutos para investimento, recorrer ao uso de ferramentas tecnológicas é essencial para adotar o Trade Marketing. Na Tracking Trade, temos diversas soluções que podem ajudar no processo.

Uma delas é a One Trade, plataforma para a gestão de equipes de campo que atuam com Trade Marketing. Por meio dela é possível identificar os melhores pontos de venda; controlar o tempo de permanência de cada promotor nas lojas; roteirizar as visitas com a melhor otimização de tempo possível no deslocamento entre um ponto e outro; promover a comunicação eficiente entre os vendedores e o gestor, entre outras funções.

Tudo de forma personalizada para atender os interesses do cliente, e com coleta e análise de dados que ajudarão a expandir as vendas ainda mais.

Se você se interessou pelo assunto ou quer mais informações sobre nossas soluções em Trade Marketing, entre em contato com nossos consultores.

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