No universo empresarial, crescer é uma palavra de ordem. Todas as ações, iniciativas e projetos dentro de uma empresa miram o seu crescimento. A obtenção dos resultados almejados é a demonstração de que tudo deu certo.
Mas a expansão também cobra o seu preço. De repente, a companhia ganha novos desafios, e precisa criar novas estruturas para atender a demanda, que também cresceu. Mais funcionários são contratados, mais departamentos são instalados.
Será que o foco inicial do grupo ainda está sendo respeitado?
É justamente para manter a empresa centrada em seu core que surgiu o BPO (Business Process Outsourcing). O conceito é relativamente novo no Brasil, e na prática significa a terceirização de processos que não são naturais à empresa contratante, e que inclusive podem estar atrapalhando sua verdadeira vocação.
Não perca o foco
Vamos a um exemplo. Maria faz bolos caseiros para vender em sua própria casa. O produto é bom e a novidade se espalha no boca-a-boca. Logo, Maria aluga um espaço com uma cozinha maior, equipamentos melhores e contrata ajudantes para dar conta da demanda.
Orientada por consultores, Maria vê potencial para transformar seu negócio em uma franquia. O negócio dá certo, e o Bolo da Maria se espalha pelo país. Maria passa a viajar, dá cursos aos franqueados, cuida de perto das finanças de sua empresa.
Mas e o bolo? Sem a presença de Maria no controle de compra dos ingredientes e monitoramento para o respeito à receita original, o produto perde o seu padrão em algumas praças. E com a concorrência de Joana, que cuida somente das receitas, Maria vê seu mercado começar a ruir.
Uma boa saída para Maria é o BPO. Contratando empresas especializadas, ela pode abrir mão do gerenciamento das finanças e do controle da produção e dos franqueados, por exemplo. Para focar no que importa: o bolo.
Vantagens do BPO
A principal característica de um BPO é que ele é uma terceirização perene de determinados processos na empresa. Diferente de uma consultoria ou uma assessoria, que executa projetos com datas definidas para começarem e terminarem.
De forma resumida, um bom BPO deve promover:
- Aumento de eficiência e melhoria contínua na execução dos processos;
- Obtenção de maior flexibilidade interna;
- Serviços flexíveis, o que é ótimo para atender às mudanças nas demandas do mercado;
- Redução da contratação de funcionários
- Manutenção da infraestrutura necessária
Ou seja: tanto os custos operacionais quanto os de recrutamento são reduzidos ao máximo.
Outro ponto a considerar é que ao contratar um serviço de BPO os profissionais que executarão as tarefas serão altamente capacitados.
Mas se engana quem pensa que o BPO gera economia de recursos. Contratar um bom serviço de BPO pode sim custar mais caro do que realizar o mesmo processo com estrutura própria. O ganho é de médio/longo prazo: com mais eficiência em determinados setores, a empresa ganha tempo para cuidar de seu core, produzindo mais e melhor.
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